Acesso  






II CURSO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS E CIDADANIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SÃO PAULO – AULA SOBRE DIREITOS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

O II Curso de Educação em Direitos e Cidadania da Defensoria Pública de São Paulo abordou no último sábado, 14/05, os Direitos da Infância e da Juventude, nas áreas Cível e Infracional. Foram discutidas questões sobre acolhimento institucional, destituição de poder familiar, questões da área infracional e a atuação da Defensoria Pública na defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


LUTA PELA TERRA URBANA NAS CIDADES DE JOANESBURGO E SÃO PAULO

O Núcleo de Habitação e Urbanismo promoveu no dia 16 de maio o evento Luta pela terra urbana nas cidades de Joanesburgo e São Paulo: troca de experiências, aprendizados e desafios, discutindo o direito à moradia no cenário internacional.


II CICLO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADES

 O Núcleo de Combate à Discriminação, Racismo e Preconceito iniciou no dia 12 de maio o II Ciclo de Formação em Direitos Humanos e Diversidades, discutindo a questão do racismo e da discriminação no humor.


III ENCONTRO SOBRE AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

Foi realizado nos dias 29 de abril e 06 de maio o III Encontro sobre Audiências de Custódia, com o objetivo de capacitar os Defensores Públicos de São Paulo para essa atuação, especialmente após a publicação do Ato do Segundo Subdefensor Público-Geral do Estado, de 20-04-2016, que dispõe sobre a atuação de Defensores Públicos da Capital, Região Metropolitana e Interior nas audiências de custódia a serem realizadas na Capital e na Região Metropolitana.


CURSO DE CAPACITAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA: PONTOS DE INTERESSE DA PRESTAÇÃO DE CONTAS AO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Escola da Defensoria Pública e a Escola Paulista de Contas Públicas promoveram nos dias 03 e 05 de maio o curso de capacitação Defensoria Pública: pontos de interesse da prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, resultado do convênio estabelecido entre as duas Escolas.


AULA INAUGURAL DO II CURSO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS E CIDADANIA DA DEFENSORIA PÚBLICA DE SÃO PAULO

Teve início no último sábado, 30/04, o II Curso de Educação em Direitos e Cidadania da Defensoria Pública de São Paulo, promovido em parceria pela EDEPE, a ETEC Cepam e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos.


SEMINÁRIO SOBRE ACESSO À JUSTIÇA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Os Núcleos Especializados de Cidadania e Direitos Humanos e de Habitação e Urbanismo e a Ouvidoria da Defensoria Pública de São Paulo realizaram, com apoio da EDEPE, o Seminário sobre acesso à justiça da população em situação de rua, nos dias 05 e 06 de abril, na Faculdade de Direito da USP.


EDEPE E USP PROMOVEM JORNADA DE APERFEIÇOAMENTO EM DIREITO PENAL

A EDEPE e o Centro de Pesquisa e Extensão em Ciências Criminais da USP promovem, de 28/03 a 01/04, a Jornada de Aperfeiçoamento em Direito Penal, na Faculdade de Direito da USP.


CICLO DE ENCONTROS DE APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO: LICITAÇÕES

A EDEPE iniciou no dia 22 de março a segunda edição do Ciclo de Encontros de Aperfeiçoamento da Gestão na Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que tem por objetivo promover capacitação técnica aos profissionais que atuam nas diversas áreas administrativas da Instituição, em busca de uma gestão mais eficiente e qualificada. O tema deste segundo ciclo é Licitações: Modalidades, Dispensa, Inexigibilidade e elaboração de edital.


DIRETOR DA EDEPE PARTICIPA DE SOLENIDADE DE POSSE DA DIRETORIA DA ESCOLA PAULISTA DE MAGISTRATURA

 

O Diretor da EDEPE, Danilo Mendes de Oliveira, participou no dia 15/03 da solenidade de posse da diretoria da Escola Paulista de Magistratura para o biênio 2016/2017. Na ocasião foram empossados o diretor, desembargador Antonio Carlos Villen; o vice-diretor, desembargador Francisco Eduardo Loureiro, e os integrantes do Conselho Consultivo e de Programas, desembargadores Afonso Celso Nogueira Braz, Antonio Rigolin, Fernando Antonio Torres Garcia, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Luciana Almeida Prado Bresciani e Paulo Magalhães da Costa Coelho e o juiz Hamid Charaf Bdine Júnior, como representante do 1º grau. 


REFLEXOS DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL NOS PROCESSOS DA ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE

O Núcleo Especializado de Infância e Juventude realizou no dia 18 de março de 2016, com apoio da EDEPE, evento sobre os Reflexos do novo Código de Processo Civil nos Processos da área de Infância e Juventude, no auditório do edifício sede da Defensoria Pública, em São Paulo – SP.


AULA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA

Os Defensores Públicos Bruno Shimizu e Patrick Cacicedo participaram como professores convidados da aula de Execução Penal do curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Acesso à Justiça realizada no dia 12/03/2016, no auditório do edifício sede da Defensoria Pública de São Paulo, juntamente com a professora Maíra Zapater, da FGV Direito.


AULA DE ORATÓRIA PARA O CURSO DE PREPARAÇÃO À CARREIRA DOS DEFENSORES PÚBLICOS DO VI CONCURSO

Os Defensores Públicos do VI Concurso participaram nos dias 26/02 e 04/03 de aula de oratória com Rogéria Guida, fonoaudióloga e autora do Método Reconhecimento do Sujeito Unidade em Movimento, que desenvolve técnicas de oratória que utilizam a postura, a respiração, a impostação de voz, a dicção e o ritmo.


CURSO: O SUS, A REFORMA PSIQUIÁTRICA E OS DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

A EDEPE, a Assessoria Técnica Psicossocial e a Escola Municipal de Saúde da Secretaria de Saúde do Município de São Paulo promoveram, entre dezembro de 2015 e março de 2016, o curso O SUS, a Reforma Psiquiátrica e os desafios para a construção da Rede de Atenção Psicossocial para Defensores Públicos, Agentes de Defensoria e profissionais das redes de saúde e assistência social do município.


DEFENSORIA PÚBLICA E ESCOLA DO TCE SE REÚNEM PARA PLANEJAR INICIATIVAS EM COMUM

A Defensoria Pública-Geral e a Edepe realizaram nesta terça-feira (8/3) uma reunião com a Escola Paulista de Contas Públicas Presidente Washington Luís, vinculada ao Tribunal de Contas do Estado, a fim de discutir uma agenda conjunta para cursos e eventos de capacitação, além da elaboração de cartilhas e materiais de apoio.


POSSE DO NOVO DIRETOR DO CENTRO DE ESTUDOS E APERFEIÇOAMENTO FUNCIONAL DA ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O Procurador de Justiça Antonio Carlos da Ponte foi empossado em cerimônia solene realizada no Auditório Queiroz Filho, Edifício-Sede do MP, como novo Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - Escola Superior do Ministério Público (CEAF/ESMP) para o biênio 2016/2017.


ESPERA EDUCATIVA: EDUCAÇÃO EM DIREITOS DURANTE A ESPERA PARA O ATENDIMENTO NA UNIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE

 A Escola da Defensoria Pública divulga importante ação de Educação em Direitos desenvolvida pela Coordenadora Regional da EDEPE em Presidente Prudente, a Defensora Pública Giovana Devito dos Santos Rota, juntamente aos Agentes de Defensoria Paulo Roberto Silveira Bueno Filho e Dayane Siqueira Goys.


AULA DE EXECUÇÃO PENAL DA PÓS GRADUAÇÃO DA EDEPE - ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU: DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA.

O Defensor Público Gustavo Junqueira participou como professor convidado da aula do curso de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Acesso à Justiça realizada no dia 27/02/2016, no auditório do edifício sede da Defensoria Pública de São Paulo, juntamente com a professora Maíra Zapater, da FGV Direito.


CONFERÊNCIA: DIREITOS HUMANOS E COMBATE À DISCRIMINAÇÃO NA PERSPECTIVA DA VIDA COM HIV/AIDS: AVANÇOS E RETROCESSOS

Como as pessoas com HIV/AIDS convivem com o preconceito? E se essas pessoas forem transexuais? As políticas públicas acompanham as necessidades delas? Quem tem HIV/AIDS é uma pessoa com deficiência? Essas e diversas outras questões foram debatidas durante a  Conferência “Direitos humanos e combate à discriminação na perspectiva da vida com HIV/AIDS: avanços e retrocessos”, realizada pela Defensoria Pública na última semana. O espaço escolhido foi a Estação Pinacoteca, no tradicional bairro da Luz, na Capital, e contou com a participação de Defensores Públicos, especialistas da área de saúde, representantes do poder público e, é claro, pessoas que possuem HIV/AIDS.


CARLOS ISA É O NOVO ASSISTENTE DE DIREÇÃO DA ESCOLA DA DEFENSORIA

O Defensor Público Carlos Roberto Isa é o novo Assistente de Direção da Escola da Defensoria Pública (Edepe), em substituição ao Defensor Público Glauber Gallegari, que assumiu o cargo de Corregedor-Auxiliar. Carlos Roberto Isa é mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo e Diretor Executivo do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM).


EDEPE CELEBRA CONVÊNIO COM A ESCOLA PAULISTA DE MAGISTRATURA

A  Escola da Defensoria Pública (Edepe) firmou no dia 22/02/2016 um convênio com a Escola Paulista da Magistratura (EPM) para cooperação acadêmica e científica visando a capacitação e atualização tanto de Magistrados como de Defensores Públicos.


CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE – PARCERIA COM A FGV DIREITO

A EDEPE iniciou no último sábado, 20/02/16, em parceria com a FGV Direito, o Curso de Formação Docente, com o objetivo de capacitar defensores públicos para a atuação docente a partir de metodologias de ensino participativo, especialmente nos cursos e eventos promovidos pela própria Escola.


20º CINE-DEBATE: ORESTES

A Escola da Defensoria Pública do Estado (EDEPE) realizou no dia 28/01 o 20º Cine-debate, com apresentação do documentário Orestes, no Museu da Imagem e do Som – MIS.


AULA INAUGURAL DO CURSO GÊNERO, DIREITOS HUMANOS E SISTEMA DE JUSTIÇA

A Escola da Defensoria Pública do Estado (EDEPE), em parceria com o IBCCRIM, iniciou no sábado, dia 16/01, o curso “Gênero, Direitos Humanos e Sistema de Justiça”.


CICLO DE ENCONTROS: APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO

A Escola da Defensoria Pública realizou em dezembro a primeira edição do Ciclo de Encontros – Aperfeiçoamento da Gestão na Defensoria Pública do Estado de São Paulo.


VIII ENCONTRO ESTADUAL DE DEFENSORES PÚBLICOS

A Escola da Defensoria Pública de SP (Edepe) realizou no dia 12 de dezembro o VIII Encontro Estadual de Defensores Públicos.

I CURSO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS E CIDADANIA

O I Curso de Educação em Direitos e Cidadania, promovido em parceria pela EDEPE, a 1ª Subdefensoria Pública-Geral, a Assessoria Cível e o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, foi concluído no sábado, 05/12, com entrega de certificados aos participantes.


I SEMINÁRIO DE DIREITO AMBIENTAL

A Escola da Defensoria Pública realizou, nos dias 16 e 17/11, o I Seminário de Direito Ambiental, promovendo o debate sobre questões socioambientais e seus impactos sobre o público atendido pela instituição.


DEFENSORIA PÚBLICA REALIZA CURSO PARA ESTAGIÁRIOS DA REGIONAL CRIMINAL

A Defensoria Pública realizou nos dias 25/9 e 2/10 um curso para estagiários da Regional Criminal no Tribunal do Juri da Barra Funda.


I CURSO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS E CIDADANIA

Teve início no último sábado, dia 26/09/15, o I Curso de Educação em Direitos e Cidadania.


REALIZADO PRÉ-ENCONTRO DAS ÁREAS CRIMINAL E EXECUÇÃO CRIMINAL

Nos dias 11 a 13 de setembro, iniciou-se a primeira etapa dos Pré-Encontros - áreas criminal e execução criminal.


EDEPE REALIZA O EVENTO “A DEFENSORIA PÚBLICA E O NOVO CPC”

No dia 21 de agosto de 2015, foi realizada no auditório Defensoria Pública evento com a presença do Professor Antonio Carlos Marcato e o Deputado Paulo Teixeira, relator do projeto do Novo Código de Processo Civil.

O 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NAS DEFENSORIAS PÚBLICAS, REALIZADO PELA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO, REÚNE 13 ESTADOS DO BRASIL!

O 1º Congresso Brasileiro de Atuação Interdisciplinar nas Defensorias Públicas: “múltiplos olhares revistando o fazer jurídico”, organizado pela Assessoria Técnica Psicossocial (ATP) da Defensoria Pública-Geral e Edepe, teve como objetivo o fortalecimento e interlocução dos diversos campos do saber relacionados ao atendimento jurídico integral.


REUNIÃO COM O INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (IBCCRIM)

Na quinta-feira (30/07), a Diretoria da Edepe reuniu-se com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim) para promover um estreitamento de relações e discutir a realização de projetos e cursos em parceria.

DEFENSORIA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE O CONTROLE JUDICIAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS

No dia 24 de junho de 2015 ocorreu no auditório Defensoria Pública um evento com mesas de debates sobre o controle jurisdicional de políticas públicas, com especial enfoque ao Projeto de Lei (PL) 8.058/2014, que visa fixar parâmetros para atuação do Judiciário na supervisão de políticas e garantir o diálogo com o poder público e a sociedade.


Defensoria Pública de SP discutiu o impacto da lei de drogas nos sistemas de Justiça, penitenciário e de saúde em seminário na USP

A Defensoria Pública de SP realizou nos dias 16 e 17 de junho o seminário “O impacto da lei de drogas sobre os sistemas de Justiça, penitenciário e de saúde”.


I SEMINÁRIO DE DIREITO DAS FAMÍLIAS DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

A Escola da Defensoria Pública do Estado realizou nos dias 28 e 29 de maio o I Seminário de Direito das Famílias da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, com apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Escola Nacional dos Defensores Públicos - ENADEP e Colégio Nacional dos Defensores Públicos-Gerais - CONDEGE.


I Seminário de Direito do Consumidor da Defensoria Pública de São Paulo

O Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, em parceria com a EDEPE, promoveu, nos dias 14 de 15 de maio de 2015, o "I Seminário de Direito do Consumidor da Defensoria Pública de São Paulo", tendo como público alvo Defensores Públicos e demais agentes do sistema estadual de defesa do consumidor.


Seminário “Violência Policial: crítica, prevenção e reparação”

O Núcleo Especializado de Cidadania e Direitos Humanos, em parceria com a EDEPE, promoveu o seminário “Violência Policial: crítica, prevenção e reparação”, nos dias 04 e 05 de maio, destinado a Defensores Públicos, Agentes e público em geral.


CURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADES

O Núcleo Especializado de Combate a Discriminação, Racismo e Preconceito iniciou no dia 09 de abril o Curso de Formação em Direitos Humanos e Diversidades, em parceria com a EDEPE.


FILME "SEM PENA" É DEBATIDO NO 18º CINE-DEBATE DA EDEPE

A EDEPE promoveu, no dia 14 de abril, o 18º Cine Debate, com exibição do filme " Sem Pena"

NÚCLEO ESPECIALIZADO DE HABITAÇÃO E URBANISMO EM PARCERIA COM A EDEPE PROMOVE EVENTO PARA LANÇAMENTO DE REVISTA

O Núcleo Especializado de Habitação e Urbanismo, em parceria com a EDEPE, promoveu evento para lançamento da Revista da Defensoria Pública edição especial de Habitação e Urbanismo.


EDEPE REALIZA CINE-DEBATE SOBRE O FILME "ILEGAL" COM PRESENÇA DO DIRETOR DO FILME

A EDEPE promoveu, no dia 4 de março, o 17º Cine Debate, com a exibição do filme “Ilegal”.


PRIMEIRA PÓS-GRADUAÇÃO DA EDEPE - DIREITOS HUMANOS E ACESSO À JUSTIÇA - TEM INÍCIO DE AULAS

A inédita Pós-Graduação da EDEPE - Direitos Humanos e Acesso à Justiça - promovida em parceria com a FGV Direito SP, teve início no último sábado, dia 07/03, com a realização da sua 1ª aula.


SÃO PAULO SEDIA A 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2015 DA COMISSÃO ESPECIALIZADA DAS ESCOLAS DO CONDEGE E DIRETORIA DA EDEPE/SP É ELEITA PARA A VICE-PRESIDÊNCIA

A Defensoria Pública de São Paulo foi sede da 1ª Reunião Ordinária de 2015 da Comissão Especializada das Escolas Superiores e Centros de Estudos do CONDEGE, que ocorreu nos dias 05 e 06 de março.


ENCONTRO SOBRE AUDIÊNCIAS DE CUSTÓDIA

No dia 19 de fevereiro, a EDEPE organizou um encontro para debater estratégias e questões práticas a respeito das audiências de custódia.
















 











 Home
Créditos